sexta-feira, 25 de junho de 2021

Anticorpos de vacinas chinesas são menos eficazes contra variante Delta, diz pesquisador

 |

Os anticorpos desencadeados por duas vacinas chinesas contra a Covid-19 são menos eficazes contra a variante Delta na comparação com outras linhagens, mas as vacinas protegem mesmo assim, disse um pesquisador chinês de controle de doenças à mídia estatal.

Modelo 3D do Sars-Cov-2© NIH/Divulgação Modelo 3D do Sars-Cov-2

A variante Delta do novo coronavírus, detectada primeiramente na Índia, está se tornando a variante dominante do coronavírus em todo o mundo, alertou a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada.

LEIA MAIS: Pfizer diz que sua vacina contra Covid é eficaz contra variante Delta

Em uma entrevista exibida pela Televisão Central da China na noite de quinta-feira, Feng Zijian, pesquisador e ex-vice-diretor do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, não deu mais detalhes.

Sem mencionar especificamente quais seriam as duas vacinas, Feng disse que elas se enquadram na categoria de vacinas inativadas, que contêm coronavírus “mortos” que não conseguem se replicar em células humanas.

Cinco das sete vacinas desenvolvidas nacionalmente no esquema de inoculação em massa da China são vacinas de vírus inativado — entre elas as da Sinovac Biotech e da Sinopharm, usadas em países como Brasil, Barein e Chile. (Com Reuters

Anticorpos de vacinas chinesas são menos eficazes contra variante Delta, diz pesquisador (msn.com)

Projeto Cantinho do livro nas escolas


Cantinho da leitura? Veja como criar um incrível na sua escola!

diversas coisas que a escola e o professor devem fazer para deixar a sala de aula mais acolhedora, que tal adicionar um atraente e divertido cantinho da leitura?

O espaço será uma ótima e divertida biblioteca para os alunos, que serão cada vez mais incentivados a frequentar o lugar, e consequentemente, a buscar os livros como forma de lazer. Além disso, ter um cantinho da leitura para a Educação Infantil, principalmente, é um grande diferencial nos momentos da alfabetização.


E, para começar a estruturar o cantinho da leitura, é necessário alguns passos simples, mas importantes, que ajudam os professores a corresponder o gosto da sua turma, por exemplo. Há muito o que pensar!

O cantinho tem que ser convidativo e esteticamente agradável. Você vai com um tema, uma cor ou apenas o que vai? Então tem que ser funcional, sistemático e bem organizado. Como os alunos vão procurar os livros? Como será a decoração do espaço? Será em um canto ou no lado da sala? Quão grande ele pode ser?

Dê uma olhada e se inspire em algumas etapas para construir uma fabulosa mini biblioteca:

Passo 1: Localização do cantinho da leitura
Decida onde sua biblioteca se encaixará na sala de aula. Em geral, um bom canto no fim da sala é o local ideal para montar toda a proposta. Nele, os alunos terão mais liberdade e sentirão que estão imersos em um outro mundo, diferente do ambiente da classe.

Mas tudo vai depender do espaço que a sala de aula oferece. Por isso, não há uma fórmula certa para esta etapa. O projeto literário pode ser montado no final ou na lateral da sala.

Passo 2: Móveis e decoração
Quais móveis já tem e do que precisa? O espaço fornecerá assentos ou as crianças se sentarão no chão? Que outras coisas o professor pode adicionar?

É bastante interessante escolher um tema, como espaço, fundo do mar ou jardim. Ele pode ser trabalhado em pequenos detalhes, como adesivos dos livros e quadros. Ou apostar em cores fortes também, que chamam bastante a atenção e deixam o local mais alegre.

E se esta ideia já foi aplicada, pode ser bem legal reformar o lugar, colocando um novo tema ou novas atrações para os alunos, como novos livros ou atividades práticas a se fazer. Logo, o cantinho de leitura se torna um lugar que desperta a curiosidade das crianças e elas estarão sempre dispostas a procurar.

Adicione almofadas, tapetes, banquinhos, pequenas mesas, pufes, tapetes, caixas com almofadas, prateleira para destacar os livros, espaço para um CD player, ursos de pelúcia, bonecos e bonecos e um espelho para ler. Todos esses itens deixam o espaço com uma atmosfera mais acolhedora.

Passo 3: Funções do espaço
Para que o cantinho da leitura será usado e como isso afetará onde o professor coloca seus móveis, prateleiras, livros e outras coisas?

O professor usará a biblioteca para grupos de leitura, produção textual, intervenções, trabalho em pequenos grupos, leitura em dupla ou outra coisa?

Defina certos exercícios e dinâmicas que poderão sempre serem realizadas no espaço dedicado à leitura. Isso ajudará as crianças a se familiarizarem rápido com o espaço e a incluí-lo na sua rotina. Com isso, o próprio aluno pode ir até o cantinho por vontade própria.

Passo 4: Procurando livros
Quais livros você já tem? Sua escola pode fornecer livros ou você precisa comprá-los?

Encontrar livros de segunda mão ou em brechós pode ser muito mais barato do que comprá-los novos. Às vezes, as bibliotecas podem ter livros antigos e indesejados, que podem ser reaproveitados. E que tal pedir aos pais que doem livros não utilizados? As feiras de livros escolares e os clubes do livro também têm opções mais baratas para adquirir livros novos e interessantes para o projeto.

Passo 5: Organizando em categorias
Como os livros serão organizados? Monte o local para leitura em sala de aula com um sistema viável e prático, que ajudará os alunos a encontrar, usar e devolver os livros. Uma opção para arrumar é rotular as prateleiras ou caixas de livros alfabeticamente ou numericamente, por tema, ficcional e não-ficcional. Inclusive, organizar as obras numericamente pode render um exercício de fixação para os pequenos. Que tal pedir que eles mesmos coloquem os livros lidos nas prateleiras, de acordo com sua numeração?


O uso de marcadores de livros para categorizar diferentes tipos e níveis de leitura também é uma boa saída para ajudá-los a encontrar e devolver os livros. Vale reforçar que há livros de diferentes assuntos e ensinamentos e que eles são categorizados em livrarias e bibliotecas.

Para facilitar o acesso das crianças, o professor pode colocar adesivos coloridos e redondos nos livros e fazer com que eles correspondam ao rótulo da caixa do livro, que terá o mesmo ponto colorido nele.

Passo 6: Eleve as expectativas
Além de apresentar o local e incentivar os alunos a lerem, discuta, elogie, reveja como é a leitura na sala de aula e peça opiniões dos usuários. Lembra como a leitura ajuda na oratória? Esse espaço na sala de aula também pode ajudar com as tarefas e dinâmicas na produção de textos e debates.

O cantinho da leitura pode ser também um espaço para os estudantes se sentirem ouvidos e expressarem seus pensamentos sobre os ensinamentos das disciplinas e como eles veem a escola. E mais: é um incentivo no processo de alfabetização e de como a criança pode aprimorar seu próprio texto e se tornar um contador de histórias.

Postagem em destaque

Jiquy sem Palavras